terça-feira, 28 de setembro de 2010

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO

Ainda relembrando o ano de 2007, recordo que o 2ºsemestre foi "recheado" de surpresas (boas).
Tivemos várias disciplinas extremamente práticas, gostosas, que nos trouxeram muito conhecimento e novidades, sugestões de atividades para serem realizadas com nossos alunos, e que realmente foram realizadas.
Alunos meus do ano de 2007, passam hoje por mim nos corredores da escola e lembram de alguma atividade realizada naquele ano, como no caso do "Natal do Valente Assis", trabalhado na interdisciplina de música, momento em que aproveitamos também para trabalhar atividades de Artes Visuais.
Isso sem falar no teatro que se constituiu num espetáculo à parte com a apresentação da nossa peça teatral: A estrelinha Juju.
Todas estas disciplinas nos foram apresentadas de maneira interdisciplinar, com embasamento teórico e foram extremamente prazerosas.Em muitas delas,principalmente na de Ludicidade, com Tânia Fortuna, parecíamos crianças brincando! A infância é mágica e, durante este semestre, pudemos, em algumas situações, nos reportar à ela.
Outra grande surpresa foi a realização do nosso 1ºportfólio de aprendizagens, nos deixando muito apreensivas, tanto na sua elaboração quanto na sua posterior apresentação, o que representou um grande desafio! Hoje, isso já parece superado, ainda mais se analisarmos que, no momento atual, estamos concluindo o curso e realizando nossoTCC.
Mas confesso que foi o semestre mais gostoso de realizar, pois foi prático, dinâmico, sendo possível sua aplicabilidade direta em sala, chamando a atenção de outras turmas e outros professores da escola.
Também foi o semestre que introduziu o portfólio, nos fazendo parar para refletir sobre nossa caminhada, retomando as habilidades de síntese e análise, da produção escrita, da argumentação, e, por não dizer, da oratória (quando da apresentação)!
Por todos estes motivos, é um semestre para deixar saudades.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Clara querida,

É tão bom lembrar de momentos gostosos e pelo que li em sua postagem o eixo de 2007 foi assim... como vc mesma se referiu cheio de surpresas boas. É assim... no meio das coisas boas nos sentimos bem e consequentemente ficamos abertos ao novo o que provoca um ambiente prazeroso para aprendizagens.