quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ESPAÇO E TEMPO

No primeiro semestre do 2008, trabalhamos com interdisciplinas que abrangiam as questões de tempo e espaço:Estudos Sociais, Matemática, Ciências.
Durante a realização deste semestre percebi o quanto priorizamos determinadas disciplinas na intenção de deixar os alunos mais preparados para a série posterior no que se refere ao domínio dos cálculos e da linguagem.
Quando falamos que trabalhamos questões espaço-temporais, elas estão simplificadas nos cartazes de aniversariantes, ajudantes, datas comemorativas,calendário do tempo, dias da semana.Com isso, os alunos vão apresentando cada vez mais dificuldade em dominar tais noções.
A contextualização das disciplinas se fez possível no momento em que as crianças construíram sua linha de tempo, a trajetória de suas vidas colocando os principais acontecimentos.Desta forma, puderam compreender o que é uma linha de tempo com fatos históricos e sua importância como tal.Utilizando a matemática, realizar cálculos mentais, para analisar a distância entre os períodos históricos, o que aconteceu antes/depois.
As noções direita/esquerda abrangeram também a aulas de Educação Física.
Em Ciências, os ciclos da natureza e os movimentos do Planeta Terra comparados aos movimentos do nosso corpo, resultaram em aulas muito prazerosas.
Trabalhar estas noções com as crianças é levá-los a observar e analisar a ação do homem ao longo do tempo nos diferentes espaços, o homem envolvido em um processo de mudanças, experiências individuais e coletivas,modificando e construindo seu tempo e seu espaço. E que eles, através de suas histórias, constróem um tempo, ocupam um espaço, modificam-o, interagem nele.
Quando temos este tipo de reflexão a respeito de tais questões, percebemos a importância deste trabalho com os alunos, percebendo-os como indivíduos de uma sociedade e construtores de sua história.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Clara querida,
Que legal ler sua postagem, ela realmente me remeteu ao inicio do curso. Aqui vc deixa claro sua intenção nesse post, que é recapitular os eixos iniciais do curso, focando no que foi trabalhado e nas aprendizagens construidas. Gostei... parabéns!